Preciosidades

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ratatouille (2007)


Assistir a filmes legendados também é um bom exercício de leitura. Senão o que dizer acerca da passagem a seguir, extraída do filme “Ratatouille” (2007).


“No dia seguinte! Publicou sua crítica:


De certa forma o trabalho de um crítico é fácil. Nos arriscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com críticas negativas que são divertidas de escrever e ler. Mas a dura realidade que nós críticos devemos encarar é que no quadro geral, a mais simples porcaria talvez seja mais significativa, do que a nossa crítica.


Mas há vezes em que um crítico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, às novas criações, o novo precisa ser incentivado. Ontem à noite, eu experimentei algo novo, um prato extraordinário, de uma fonte inesperadamente singular.


Dizer que tanto o prato quanto quem o fez desafiam a minha percepção sobre gastronomia é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar minha estrutura. No passado, eu não fazia segredo quanto ao meu desdém pelo famoso lema do chefe Gusteau. Qualquer um pode cozinhar. Mas, percebo que só agora compreendo realmente o que ele queria dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas.


Mas, um grande artista pode vir de qualquer lugar. É difícil imaginar origem mais humilde, do que desse gênio que agora cozinha no Gusteau's. Que é na opinião desse crítico, nada menos do que o melhor chefe da França. Eu voltarei ao Gusteau's em breve com muita fome. Foi uma grande noite. A mais feliz da minha vida.”


(Legenda do filme “Ratatouille” de 2007, aqui transcrita em forma textual”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.