Preciosidades

sábado, 4 de setembro de 2010

Como divulgar seu blog de maneira fácil (dicas úteis)

Seu blog não aparece no Google?

Depois que passei a auxiliar no fórum do Blogger, me deparei com uma pergunta muito comum por lá: Por que é que meu blog não aparece no Google? Muitos blogueiros iniciantes, ao criarem seus blogs, desejam vê-lo nas páginas dos mecanismos de busca, principalmente do Google, mas nem sempre isso acontece de imediato.

O Google costuma indexar rapidamente os blog hospedados no Blogger/Blogspot, mas existem alguns detalhes que podem agilizar e melhorar o processo.

1 – Enviar a url do blog para o Google

O Google mantém uma página própria para este fim - Adicionar/Atualizar sua URL
Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

Também é possível enviar seu blog para o Yahoo Search e para o Bing.

2. Configurações no painel do Blogger

Acesse o painel do Blogger, clique em configurações e na aba básico, procure por “permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?”. Escolha a opção sim.
painel do Blogger

3. Enviar sitemaps pelo Google Webmaster Tools

O sitemap é um arquivo que contém todos os posts do seu blog. Então é importante apresentá-lo para o Google. Saiba como fazer isso, acessando os links abaixo:
4. Aprender o básico de SEO

SEO - Search Engine Optimization – são técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Já abordamos esse tema nos seguintes posts:
Lembrem-se que “o conteúdo é rei” e que estas dicas vão ajudar na indexação do blog e não, necessariamente, em fazer com que ele atinja as primeiras posições. 

Confiram o guia para blogueiros lançado pelo próprio Google em 2008, com tradução do blog Mestre Seo - Google Lança o Guia de Melhores Práticas para Blogueiros


O Google usa mecanismos de buscas que trabalham com dados como: visitas, indicações de outros sites, periodicidade de postagem. Esses dados fazem parte do SEO (sistema que busca informações relevantes via palavra-chave). Pode ser que seu blog esteja desatualizado, assim o Google demora a passar por ele fazendo varredura. O ideal é voce localizar a palavra que mais se identifica com o seu conteudo e passar a usá-la em todos os textos.

Fiz isso no meu blog Cotidiano em Destaque (http://cotidianoemdestaque.blogspot.com). Aproveite e coloque seu blog em indexadores (referenciais para blogs).

Abaixo te dou algumas dicas.

Redes Sociais/Indexadores de Blog
BlogBlogs
BlogLines
Brasilblogs
Del.icio.us
Digg
DiHITT
Facebook
Infoblogs
Lenkedin
Linkk
Orkut
Overmundo
Tecnoratti  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.