Preciosidades

terça-feira, 22 de março de 2011

Mundo, beleza esquecida, esperança perdida. Marcelo Rodacki

“Eu acuso. Acuso esta cidade de descrença. É uma cidade que pensa que pensa, mas não fantasia. Raciocina, mas não cria. Acuso esta cidade de desistência. Acuso esta cidade de não mais acreditar que a inocência pode ainda nos guiar. Acuso esta cidade de ter se rendido ao cinismo, ter brutalizado a ciência e esquecido a poesia. Graduados senhores, não fechem a porta ao sonho humano, pois cidade que não sonha, morre.” Luiz Fernando Carvalho.

Senhora presidenta,  demais membros da mesa, Professora Jacqueline, Amigos, Colegas,
Convidados,

Bom dia.

Mundo, beleza esquecida, esperança perdida.

Hipocrisia, inveja, ciúmes, egoísmo, ódio, raiva, ganância, corrupção, ambição, descrença, guerra, violência, sangue, injustiça, morte. Este é o nosso mundo. É o que vemos, escutamos, falamos, sabemos. Estou aqui para fazer um apelo. Um apelo pela vida. O mundo não é aquilo que vemos. E o que está escondido. Nossos corações estão tão cheios de desgraças que não somos capazes de ver a beleza do mundo. O amor. Sentimento mais nobre do ser humano. Livre na vida e nos sonhos das crianças. Trancado e esquecido no coração dos adultos.

A infância é a fase mais espetacular da vida. Nela conseguimos sonhar, imaginar um mundo melhor, crer, viver. Cante, dance, sorria, abrace, beije, confie, acredite, sonhe. Sonhe e lute por ele. Defenda-o e faça-o estar presente em seus pensamentos. Quem não sonha não vive, sobrevive.

Ame seus amigos, sua família, seus colegas, seus professores, o mundo, a vida. Ame com todas as forças. Refiro-me àquele amor cuja pessoa amada não precisa estar ao seu lado para que você seja feliz. Basta que ela esteja feliz. Seja onde for e com quem for, pois o amor verdadeiro é eterno. Resiste à distância, a intrigas, à maldade, aos erros, à morte. Confie. Acredite no outro. Se te ofender, perdoe-o de toda a alma. De a ele a chance de corrigir seu erro e fazer certo. Todos nós temos o direito de se arrepender e tentar de novo. Quem julga e pune, um dia também será julgado e punido com a mesma intensidade. Entenda que cada um é cada um. Ninguém erra por querer errar. Cada um de nós faz o que pensa ser certo. Compreenda o próximo. Ame-o. Pois o amor suporta qualquer desavença.

Perceba a beleza do mundo e da vida naquilo que há de mais simples, pois é na simplicidade que está concentrada toda a pureza existente. Abram seus olhos. Não se deixem enganar pela crueldade daqueles que não conhecem o mais nobre dos sentimentos. Por mais maldades que sejam praticadas, ainda há tempo de corrigir os erros humanos e dar uma vida digna aos seres habitantes deste planeta. Não podemos mudar o que já foi feito, mas podemos mudar o que está por vir.

Apreciem as artes. Obras resultantes dos mais profundos e nobres sentimentos humanos. Seja a literatura, a música, o teatro, ou as artes visuais. Não precisa ter um bom ouvido ou bons olhos para sentir a arte. Basta que abram seus corações para o que é belo e que mergulhem na sua imaginação.

Apelo pela esperança. Esperança de um mundo melhor. Esperança de uma vida nova. Esperança de dias melhores. Esperança de um dia acordar e estar em paz o mundo. Esperança de a infância ser respeitada e apreciada. Esperança de que todos sejam capazes de sonhar. Esperança de que a beleza e a arte um dia triunfarão. Esperança de haver real justiça. Esperança de o amor reinar na vida humana. Esperança de o tempo apagar as feridas deixadas por nós. Esperança de haver compreensão. Esperança de felicidade. De alegria.

Ainda há tempo. Tempo de sonhar, de acreditar, de confiar, de viver, de amar.

Obrigado, Marcelo Rodacki.

Para o meu querido amigo Thales, que demonstrou, ao longo de 2007, ter um coração gigantesco. Amigo fiel, companheiro de todas as horas. Um grande abraço de seu amigo e admirador.” Marcelo Rodacki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.